top of page

ESTADOS GERAIS VI DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA VOLTA A 20 E 21 DE março de 2021

Atualizado: 4 de mar. de 2021

A Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) promove, nos próximos dias 20 e 21 de março, entre as 10 e as 17 horas, a VI edição dos Estados Gerais da Universidade de Lisboa, pela primeira vez num formato integralmente online.


Os Estados Gerais constituem uma plataforma de reflexão com vista a aproximar a comunidade académica da Universidade de Lisboa. No âmbito da realidade interna da nossa Universidade, a comunidade académica tem oportunidade de refletir sobre a organização interna da mesma e o correto funcionamento dos seus órgãos junto dos mais notáveis académicos da nossa Universidade e dos seus dirigentes. Uma plataforma que aproxima também a Universidade de Lisboa, centro de investigação e conhecimento, à sociedade civil e aos notáveis que a compõem promovendo o pluralismo e o espírito democrático inerente à nossa sociedade e à nossa classe estudantil.


A iniciativa contará, por um lado, com Painéis de Discussão – que juntarão Estudantes, Professores, Investigadores, Governantes, Autarcas, Dirigentes da Administração Pública – e por outro com Workshops Temáticos, que convidam à reflecção, em grupos pequenos, dos problemas da Universidade e do Ensino Superior em geral, e ao desenho de soluções para os ultrapassar.


Os Painéis de Discussão serão 4: “Ensino Superior: Novos desafios, velhos problemas”; “Segurança Universitária”; “O papel da liderança como motor de galvanização do Ensino: o caso da Universidade de Lisboa” e “ULisboa: um contributo para a sociedade”. Estes painéis contarão com a participação já confirmada de Maria Manuel Mota, Presidente do Instituto de Medicina Molecular, Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, José Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Eduardo Vera Cruz, Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Nuno Crato, Professor Catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e Ministro da Educação e Ciência do XIX Governo Constitucional, João Assunção, Presidente da Associação Académica de Coimbra, Clara Raposo, Presidente do ISEG e Paula Vaz Freire, Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Entre os Workshops Temáticos, dinamizados por membros da AAUL, estão “Ação Social e Alojamento Estudantil”, “Movimentos Estudantis e Tradições Académicas”, “Desporto e Saúde” e “Ação Climática e Transição Digital”.


Assim, convidamos TODOS – estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico auxiliar, comunidade em geral – a participar nesta edição dos Estados Gerais que a todos dizem. Será uma oportunidade para aprofundar as relações entre a Comunidade Académica, sobretudo num tempo em que a distância impera.

Damos ainda nota da necessidade de inscrição prévia na Iniciativa, através de formulário próprio disponível no site da AAUL – aaul.pt. No mesmo endereço estarão também disponíveis o programa, uma breve biografia dos oradores e demais informações pertinentes. Estamos ainda disponíveis para esclarecer todas as dúvidas através das plataformas habituais da AAUL – Facebook, Instagram – ou através do endereço de email estados.gerais@aaul.pt

61 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page