top of page

Cartão Jovem Académico disponível para todos os estudantes da Universidade de Lisboa

A Movijovem e a Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) assinaram um protocolo esta quinta (11), que permitirá que todos os mais de 50 mil estudantes da academia lisboeta tenham acesso ao Cartão Jovem Académico.

A versão digital do cartão, que funciona através da aplicação Cartão Jovem, passa a ser também utilizada como cartão de sócio da AAUL, juntando milhares de vantagens e oportunidades a todas aquelas que já anteriormente eram oferecidas aos associados.


O Cartão Jovem fica disponível para os estudantes com idade até aos 29 anos, disponibilizando, nesta versão do Cartão Jovem Académico, todas as vantagens nacionais e europeias do Programa Cartão Jovem, com dezenas de milhares de descontos em mais de 40 países.


Nuno Coelho Chaves, na cerimónia de assinatura, sublinha que contar com a AAUL como parceira deste “importante instrumento social de mobilidade” vai permitir “ter uma visão transversal de todo o território, representado pelos jovens de todo o país que estudam na Universidade de Lisboa”, o que considera “fundamental na permanente construção e atualização do Programa Cartão Jovem, que pretende contribuir para dar relevo às preocupações dos jovens”.


Por seu lado, o presidente da Direção-Geral da AAUL, Hélder de Sousa Semedo, defende que o Cartão Jovem “servirá para promover a coesão em torno da Universidade”, realçando que a Universidade de Lisboa é “uma Universidade plural, dispersa pela cidade”, e que a partir de agora poderá contar com “o Cartão Jovem como um símbolo de coesão que liga os estudantes distribuídos pelos vários campi em Lisboa”.

O Cartão Jovem Académico AAUL será uma modalidade do Cartão Jovem E.Y.C., proporcionando aos seus futuros titulares mais de 40 mil vantagens europeias, das quais 4.000 são nacionais, através de descontos, reduções e isenções em produtos e serviços prestados por entidades públicas e privadas.


É esta vertente internacional do Cartão Jovem que faz, sem dúvida, jus a um dos lemas mais correntes da Universidade de Lisboa: “De Lisboa para o Mundo”. A versão digital do cartão, que funciona através da aplicação Cartão Jovem, passa a ser também utilizada como cartão de sócio da AAUL, juntando milhares de vantagens e oportunidades a todas aquelas que já anteriormente eram oferecidas aos associados.


Monica Mendonça, Vogal da Direção do Conselho Nacional de Juventude adiantou que, “reconhece o excelente trabalho desenvolvido pela AAUL como organização membro do CNJ e parabenizou a formalização desta parceria entre uma das organizações membro do Conselho Nacional de Juventude com a MOVIJOVEM.

A Universidade de Lisboa está distribuída por diferentes espaços da cidade, contando com 18 escolas em áreas científicas, tendo resultado da fusão, em 2013, da Universidade de Lisboa e da Universidade Técnica de Lisboa.


A Movijovem, entidade gestora do Programa Cartão Jovem, das Pousadas de Juventude e do Passe Intra_Rail, em conjunto com a CP – Comboios de Portugal, tem mantido uma postura ativa na busca de novas parcerias e colaborações que permitam aumentar o acesso destas ferramentas de mobilidade a todos os jovens portugueses.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page