top of page

Reitor da Universidade de Lisboa anuncia instalação de 15 câmaras na Cidade Universitária

Atualizado: 4 de fev. de 2021

Na sequência da petição apresentada pela Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL), e consequente audição do presidente da AAUL, Hélder de Sousa Semedo foi a vez do Reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra apresentar o que tem sido desenvolvido sobre a temática da segurança universitária, nomeadamente a instalação nos campi da Universidade.

António Cruz Serra, ouvido pela Comissão Permanente de Transportes Mobilidade e Segurança da Assembleia Municipal de Lisboa, disse que, quando receber “a comunicação de que o sistema foi aprovado” pelo Ministério da Administração Interna, a universidade irá lançar um concurso público para a instalação do sistema.


O reitor precisou que a instalação das câmaras de videovigilância será feita somente nas zonas do domínio privado da universidade e que a instituição estima gastar, no máximo, 120 mil euros.


No entanto, depois de questionado pelo deputado do PS João Valente Pires sobre a sua posição relativamente à necessidade de instalação de um sistema de videovigilância no jardim do Campo Grande, o professor foi taxativo: “sim, claro, não tenho dúvida sobre isso”.

Essa decisão é, no entanto, da autarquia, sublinhou Cruz Serra, que falava aos deputados à Assembleia Municipal de Lisboa no âmbito da petição “Por uma Universidade Segura”, que solicita, sobretudo, câmaras de videovigilância e mais iluminação apresentada pela AAUL em novembro de 2020.


O reitor defendeu que não considera que “haja um problema de segurança” no campus universitário “pior do que no resto da cidade”, salientando que foram “feitas algumas obras que permitem aumentar a segurança”. “Esta posição é contrária ao que defende a AAUL”, salienta Sousa Semedo relembrando todos os atentados à integridade física dos estudantes que aconteceram no passado recente.


No entanto verificando a quantidade de entidades que já foram chamadas a prestar audição, a Direção-Geral aguarda pela apresentação do relatório da 8.ª Comissão Permanente – Transportes, Mobilidade e Segurança da Assembleia Municipal de Lisboa.

376 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page