top of page

ULISBOA investe 10 milhões de euros para a construção de residência, AAUL grita vitória

A Universidade de Lisboa lançou um concurso público que visa a empreitada de construção do Edifício 1 da residência universitária da Universidade de Lisboa na Cidade Universitária, freguesia de Alvalade.


O Conselho de Ministros autorizou a Universidade de Lisboa a gastar até 10,4 milhões de euros (mais IVA) na construção, através de um contrato de empreitada de obras públicas de residências para estudantes. A obra foi aprovada a 12 de março e a resolução do Governo foi publicada a 23 de março no Diário da República.


No documento pode ler-se que «a Universidade de Lisboa assume como objetivo estratégico dar resposta às necessidades de alojamento dos seus estudantes, em residências universitárias, em particular na zona da Cidade Universitária, onde se situa o seu maior campus».



Esse é o propósito do projeto da residência estudantil da Universidade de Lisboa - Edifício 1, um conjunto de três prédios que terão início a sul da Biblioteca Nacional até à Rua Professor António Flores, na zona anteriormente ocupada pela antiga Escola Secundária da Cidade Universitária.


As candidaturas podem ser apresentadas até 4 de janeiro de 2021 e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas durante 180 dias após essa data. O prazo de execução do contrato prazo é de 600 dias e o critério de adjudicação é de relação qualidade/preço.


Para os responsáveis da Associação Académica da Universidade de Lisboa, esta obra simboliza uma conquista numa luta que travávamos desde 2010. Passados mais de 10 anos começam-se a dar os primeiros passos para a dar resposta à falta de alojamento estudantil na cidade de Lisboa. 


É lamentável que os investimentos em infraestruturas na Universidade de Lisboa, desde 2008 sejam feitos com recurso a verbas próprias, sem que o Governo tenha investido um único euro, quer para a requalificação das Escolas, como para a construção ou reabilitação de residências universitárias.

757 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page