top of page

Fórum Evocativo do 14.º Aniversário da AAUL


A 8 de março de 2007, os estudantes da Universidade de Lisboa, reuniram-se no Salão Nobre da Reitoria, com intuito de aprovar a constituição e votar os Estatutos da AAUL, num processo conduzido pela Comissão Dinamizadora, integrada pelos seguintes estudantes: André Pardal (Direito), António Baptista (Letras), Ricardo Correia (Belas Artes), Pedro Aragonês (Farmácia), Pedro Rodrigues (Ciências), Gonçalo Cruz (Medicina) e Ramiro Loureiro (Medicina Dentária).


Nasce, assim, após um longo processo de negociação e preparação, a Associação Académica da Universidade de Lisboa, enquanto organização representativa de todos os estudantes da Universidade de Lisboa.

Ao longo dos seus anos de atividade, a AAUL assumiu um papel central em diversos momentos da história da Universidade no século XXI com principal destaque na Fusão das 2 grandes Universidades da capital: a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa. A AAUL, junto dos dirigentes das Universidades e demais escolas vai exercer uma importante atividade conciliadora dos estudantes e das suas vontades durante todo o processo de Fusão.


(Primeira lista candidata aos órgãos, 2007, Arquivo Histórico AAUL) 

Desta forma e após consumada a Fusão a AAUL vem sair fortalecida de todo este processo: o voto de confiança por parte dos estudantes da ULisboa, através de um referendo à sua estrutura, vem permitir a continuação legitimada da AAUL na prossecução dos interesses da comunidade estudantil da Universidade.


Neste quadro, iremos reunir no Fórum Evocativo os antigos estudantes que conduziram o processo de fundação da AAUL, após mais de dois anos de profundos debates entre os estudantes da Universidade de Lisboa.

63 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page