top of page

Foi inaugurada uma nova Residência Universitária

A Residência Universitária Manuel da Maia, inaugurada a 17 de abril, tem 208 quartos mobilados, individuais e duplos, e visa atender às necessidades dos estudantes do ensino superior da região. As mensalidades serão em função do rendimento do agregado familiar, com valores a partir de 84 euros.


A construção desta residência resulta da reabilitação e adaptação de dois edifícios municipais, na Avenida Manuel da Maia e na Alameda D. Afonso Henriques, e foi desenvolvida e executada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). A gestão ficará a cargo dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, mediante um protocolo de cooperação celebrado com a CML.


Financiada através de um contrato com a Agência Nacional Erasmus+, a obra representa um investimento de 17 milhões de euros, dos quais 10 milhões foram garantidos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).


Discurso do Presidente da AAUL, Diogo Ferreira Leite

A cerimónia contou a com a intervenção do Presidente da Direção-Geral da AAUL, Diogo Ferreira Leite, que parabenizou o Município e a Universidade de Lisboa pela iniciativa.


"Neste sentido a Universidade de Lisboa, tem sido um exemplo local, nacional e europeu. Com diversos projetos completos e em curso. A aposta da nossa Universidade em responder às necessidades dos seus estudantes tem produzido frutos muito claros. 

Com a recente inauguração do primeiro complexo da Residência António Cruz Serra na Cidade Universitária e com a inauguração desta Residência a nossa Universidade conta hoje com mais 650 camas do que aquelas existentes no início deste ano letivo. 


Este é um caminho que não se faz sozinho e a Câmara Municipal de Lisboa que tem sido um interlocutor claro do movimento estudantil na cidade tem procurado dar o seus contributos para corrigir o rumo e garantir que a nossa cidade é, como sempre foi, a grande capital do conhecimento do país e uma referência da sapiência a nível europeu e mundial."


(da esquerda para a direita) Ministro da Educação, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Reitor da ULisboa e Ministra da Juventude na Cerimónia de Inauguração

Diogo Ferreira Leite contudo relembrou a necessidade de reforçar o investimento na construção de novas residências e que ainda estamos muito longe de concluir os compromissos assegurados pelo Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior.


"Celebramos o dia de hoje mesmo sabendo tudo aquilo que ainda há por fazer.

Celebramos o dia de hoje não por ser um ponto final, mas um grande passo em frente. E com a certeza que ainda há por fazer; ainda há muito por caminhar." 


Residência Manuel da Maia

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o Ministro da Educação, Ciência e Educação, Fernando Alexandre, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e o Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page