top of page

AAUL felicita presidente eleito da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia


O Presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa, enviou mensagem de felicitações ao Presidente eleito da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Simão Alves. É o seguinte o teor da mensagem de felicitações do Presidente da AAUL:


"Colega Simão Alves


Por ocasião da tua eleição para o alto cargo de Presidente da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, quero endereçar-te, em nome da AAUL – Associação Académica da Universidade de Lisboa e no meu próprio, felicitações e votos de êxito no exercício das funções que foste chamado a desempenhar.


Estou seguro de que, no plano bilateral, no âmbito do nosso compromisso com a Universidade pública, bem como no contexto do Senado da Universidade de Lisboa, encontraremos renovadas oportunidades para aprofundar e desenvolver os laços de amizade e de cooperação entre as nossas organizações e de repensar a pedagogia universitária.


A heteronomia pode ser, como dizia Bernardino Machado, talvez seja, um processo de domesticação de bichos, mas só na autonomia e pela autonomia se realiza uma verdadeira educação do Homem.


Existem duas escravidões que devemos evitar. A escravidão do conhecimento pronto, transmitido sem a curiosidade e o espírito critico que são a marca de água, a marca distintiva do ensino universitário e a escravidão do conhecimento ausente, como se fosse possível aprender no vazio, como se fosse possível formar alguém sem conteúdos, sem uma fortíssima base cultural e científica.


A Universidade é um laboratório onde mestres e discípulos, não tem por ocupação consumir ideias, mas antes sim, produzir ideias.


Esta é a missão da Universidade, é na produção ideias e não no consumo passivo que se forma um estudante universitário.


Peço-te que aceites, Senhor Presidente Eleito, os meus votos de bem-estar pessoal e de prosperidade e progresso para os estudantes do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e contarei para as muitas lutas que temos pela frente.


Com estima e consideração."

28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page