top of page
Ciclo de Debates Horizontes de Futuro: O que é a Universidade Portuguesa? Que futuro queremos para o Ensino Superior em Portugal?
27 de setembro de 2020
Ciclo de Debates Horizontes de Futuro: O que é a Universidade Portuguesa? Que futuro queremos para o Ensino Superior em Portugal?

António Branco, antigo Reitor da Universidade do Algarve, Viriato Seromenho-Marques, Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e Hélder de Sousa Semedo, Presidente da AAUL e membro do Senado da Universidade de Lisboa, são os próximos convidados do ciclo de debates Horizontes do Futuro, organizado pela Associação Académica da Universidade de Lisboa.
No dia 29 de setembro, terça-feira, pelas 18h00, os oradores convidados irão apresentar a suas visões da Universidade de portuguesa e o futuro para o Ensino Superior em Portugal.
A conferência vai realizar-se online sendo transmitida através do Facebook da AAUL.
António Branco licenciou-se em 1989 em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1991 começou a dar aulas na Universidade do Algarve como assistente convidado, tendo passado a professor auxiliar em 1999, na então Unidade de Ciências Exatas e Humanas. Ainda no mesmo ano doutorou-se em Literatura (Literatura Portuguesa Medieval) pela Universidade do Algarve. De 2003 a 2012 foi professor associado em Didáticas das Línguas e das Literaturas, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS), tendo feito a sua agregação em Comunicação, Cultura e Artes, em 2012. Na UAlg, já ocupou vários cargos dirigentes, nomeadamente: Diretor da FCHS; Diretor da Biblioteca e do Arquivo Central da UAlg e Coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi também Membro da Assembleia Estatutária, Membro do Conselho Geral e Diretor do Mestrado e do Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes. Entre 2013 a 2017 foi Reitor da Universidade do Algarve.
Viriato Soromenho Marques licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa em 1979. Grau de mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa, obtido com a defesa de uma tese sobre A caracterização trágica do niilismo em Nietzsche (1985). Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa com a defesa de uma tese subordinada ao título Razão e progresso na filosofia de Kant.(1991). É ou foi membro de várias sociedades e organizações científicas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Filosofia, da International Society for Ecological Economics, da American Political Science Association, da Associação Portuguesa de Ciência Política. Foi o correspondente em Portugal da organização alemã de estudos ambientais Ecologic.
Hélder de Sousa Semedo, a frequentar a licenciatura em Direito na Universidade de Lisboa, foi autarca em Loulé entre 2013 a 2017, tendo ocupado também a função de Secretário do Conselho Municipal de Juventude da Câmara Municipal de Loulé. É autor de diversos artigos de opinião na imprensa regional do Algarve. Desempenhou também funções em projetos do Programa Escolhas promovido pela Presidência do Conselho de Ministros em Almancil e Quarteira. É ou foi sócio de várias associações e Instituições Particulares de Solidariedade Social em Loulé.
A Associação Académica da Universidade de Lisboa tem vindo a levar a efeito desde fevereiro de 2020 o ciclo de debates Horizontes do Futuro com o objetivo de contribuir ativamente para o pensamento e reflexão sobre matérias fundamentais dos nossos tempos.
Por este ciclo já passaram nomes tão diversos como Paulo Otero, Francisco Louça, Filipe Gomes e Nuno Crato.


bottom of page