Miguel de Sousa Afonso

Escola: FDUL
Mandato 2021-2022

Miguel de Sousa Afonso é estudante de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi colaborador da AAFDL antes de assumir a Vice-presidência da Coordenação Geral da AAUL no mandato de 2020/ 2021.
Na sequência da queda da Direção-Geral do mandato de 2021-2022 Miguel de Sousa Afonso assumiu a liderança da Comissão de Gestão da AAUL. Durante os meses de verão de 2021 foi feito um inventário do património da Associação em conjunto com a Assembleia Magna e assegurou-se a estabilidade da estrutura até novas eleições intercalares para a DG.
Em outubro de 2021 Miguel de Sousa Afonso tomou posse como o 13º Presidente da Direção-Geral da Associação Académica da Universidade de Lisboa. O seu mandato foi marcado por um conjunto de iniciativas notáveis. A nível de Política Educativa e Saúde foram realizados vários inquéritos e estudos, tais como em relação ao impacto da Pandemia da Covid-19 nos Estudantes da Universidade de Lisboa e um estudo sobre a Saúde Mental. A AAUL também se destacou com uma presença mais ativas em vários fóruns de discussão como o ENDA e outros plenários autárquicos, assim como uma participação mais ativa no Senado da Universidade de Lisboa pela primeira vez desde a reativação da estrutura.
O mandato foi marcado por duas grandes atividades. O “Debate Jovem: Legislativas de 2022” que contou com a presença de todas as forças políticas com representação na AR e pela “Semana do Emprego e Empreendedorismo”.
Uma maior dinamização das Secções Autónomas também foi registada, com a promoção do Núcleo de Estudos Gerais da Universidade de Lisboa e com a construção das bases de futuras secções – como a Secção Autónoma de Voluntariado na ULisboa. Também se expandiu o leque de parcerias da AAUL tendo assinado protocolos com diversas instituições e empresas.
O mandato foi caracterizado por uma credibilização da estrutura da AAUL no ceio do Movimento Associativo através de uma aproximação da AAUL às demais AE’s da ULisboa, com o reconhecimento por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da AAUL enquanto Federação de Estudantes e o restabelecimento do financiamento da AAUL por parte do IPDJ pela primeira vez desde 2016.
Tendo assim cumprido o desígnio inicial de Erguer, Efetivar e lançado as bases para a Evolução da AAUL.

“Permitam-me que estabeleça a derradeira e fundamental premissa para a concretização do nosso sonho e da nossa missão: o espírito de Confiança. A nossa confiança. A vossa confiança.

A nossa confiança num futuro melhor, nos nossos estudantes, na nossa estrutura, na nossa Universidade, na nossa comunidade.

Mas sobretudo a confiança daqueles que por nós são representados e daqueles que connosco partilham a honrosa tarefa de defender os direitos dos nossos estudantes.

A Confiança destes no nosso sonho, na nossa determinação, na nossa existência”
– Discurso de Tomada de Posse de Miguel de Sousa Afonso.