João Pedro Vieira

Mandato 2014-2016

Mestrado Integrado em Medicina pela Universidade de Lisboa (2015). Vice Presidente da AAUL (2013/14). Conselheiro Geral (2012/2013). Vereador da Câmara Municipal do Funchal (2017).



João Pedro Vieira, estudante de Medicina, assumiu a presidência da Associação Académica da Universidade de Lisboa em outubro de 2014.

O presente mandato vai ficar marcado, essencialmente, pelo contínuo processo de efetivação da AAUL na comunidade académica da Universidade e a sua aproximação a todos os estudantes que a compõem.

No grande pelouro da Ação Social a Direção de João Vieira vai definir linhas de atuação sólidas e coerentes com a ambição e vontade de todos os estudantes da Universidade de Lisboa.

Desta forma, e na sequência dos mandatos anteriores, vamos assistir à contestação ao Regulamento de Atribuição de Bolsas que ao longo dos anos tem vindo a deixar muitos estudantes sem qualquer apoio de cariz social no seu percurso académico. João Pedro Vieira e a sua direção vêm mesmo propor uma alteração ao dito regulamento defendendo um aumento do limiar máximo de elegibilidade de 14 para 16.

Ainda no âmbito da Ação Social o presente mandato fica marcado pela tomada de posição da AAUL contra o aumento da propina, mesmo que de forma residual: o abandono do Ensino Superior é à data uma realidade preocupante que vê na AAUL uma estrutura consciente da necessidade de o combater.

O mandato de João Pedro Vieira enquanto presidente da AAUL vai ser caracterizado pela aproximação da estrutura à comunidade estudantil da Universidade bem como às estruturas representativas das diversas Escolas. É desta forma que vão ser organizados diversos eventos que, num clima de forte solidez institucional, vão procurar de forma estratégica o envolvimento de todos os estudantes na vida da Universidade e da sua comunidade.

De destacar a realização da Conferência “Um olhar sobre a Pedagogia na ULisboa” e da Conferência “Da Mobilidade e das Relações Internacionais” ambas com o apoio e parceria da ULisboa.

A realização dos V Estados Gerais da AAUL vão também marcar o presente mandato: uma clara continuidade deste formato que visa a aproximação e envolvimento da comunidade através da promoção de uma reflexão conjunta sobre as matérias estruturantes sobre a vida dos estudantes do Ensino Superior.

A Direção de João Pedro Vieira vai também preconizar um notório esforço no sentido de fortalecer os laços institucionais da AAUL com os demais parceiros e entidades públicas. Para além da boa relação com a própria ULisboa demonstrada nas diversas atividades organizadas em conjunto, vamos assistir aos estreitar das relações com entidades como o Conselho Municipal da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude. A AAUL vai também marcar presença no ENDA e no Encontro Nacional de Académicas numa clara demonstração da força institucional que caracteriza a nossa estrutura.

© AAUL 2021 - Unidade Operacional de Gestão da Inovação e Transição Digital

  • instagram
  • facebook
  • twitter_edited
  • likedin_edited
  • youtube_edited