Hélder de Sousa Semedo

Escola: FDUL
Mandato 2020-2021

Hélder de Sousa Semedo foi estudante de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Assumiu a liderança da AAUL em Maio de 2020. O seu primeiro mandato na presidência da estrutura foi marcado pelo condicionamento de todo o fórum académico devido à pandemia da Covid-19 que restringiu largamente a capacidade de atuação da Direção-Geral. O mandato também procurou recolocar a AAUL no ceio da discussão em torno do meio associativo procurando consolidar a posição da AAUL através do reconhecimento da estrutura enquanto Federação de estudantes por parte do Ministério da Tecnologia, Ciência e Ensino Superior.
A Direção-Geral do mandato de 2020/ 2021 trouxe novamente legitimidade à estrutura dentro da Universidade de Lisboa e procurou trabalhar em prol dos estudantes com diversas iniciativas no âmbito da Ação Social e da Segurança Universitária. Uma das grandes conquistas do mandato foi também a reaquisição da Sede da AAUL no Centro Académico do Caleidoscópio.
A sua DG promoveu a realização de várias atividades, como a primeira edição dos Estados Gerais em vários anos e um fórum de discussão sobre Segurança e Defesa na Academia.
A Académica da ULisboa voltou a marcar presença no Encontro Nacional de Direções Associativas, na Assembleia Municipal de Lisboa e reuniu com as diversas forças políticas, com o poder autárquico e com os órgãos de gestão da Universidade como forma de levar os problemas dos estudantes num tempo tão conturbado aos decisores políticos e reitorais.
Foi reeleito em Maio de 2021 para um segundo mandato que não completou após a demissão em massa dos elementos efetivos da Direção Geral devido a divergências ideológicas em relação ao futuro da AAUL, que levou a que o mesmo tivesse de abdicar do seu mandato.