
Gonçalo Osório de Castro
ISEG-UL
Mandato 2025-2026

Gonçalo Osório de Castro assume funções enquanto 16º Presidente da Direção-Geral da AAUL. Ingressou na Licenciatura em Management no Instituto Superior de Economia e Gestão, onde é, atualmente, mestrando.
Desde o início do seu percurso universitário que se envolveu em projetos de cidadania e participação cívica. Fundou, em 2021, a Associação Académica de Ciências Económicas e Políticas (AACEP), associação que visa combater a iliteracia política no meio universitário. Foi, através da AACEP, que teve o seu primeiro contacto com a AAUL, na organização do Debate Jovem das Legislativas 2022.
Adicionalmente, desenvolveu o projeto Lista Sombra, visando simular uma candidatura jovem ao Parlamento Europeu.
Em 2023, a convite de Diogo Ferreira Leite, inicia o seu percurso na AAUL enquanto Vice-Presidente da Gestão e Planeamento, cargo que exerce durante 2 mandatos consecutivos.
Em 2025, foi eleito Conselheiro Geral da Universidade de Lisboa, pela Lista M - Motiva a Mudança.
A sua equipa conta com António Matos, Adriana Alvim e José Ribeiro como Vice-Presidentes, Sílvia Batista como Secretária-Geral e Maria Ribeiro como Tesoureira.
"Romain Rolland disse “Agir, é acreditar”. E que melhor forma de agir do que acreditar numa estrutura como a AAUL? A Direção-Geral que acaba de tomar posse, acredita. Acreditamos que num país onde impera a perneciosidade das quintinhas privadas, tudo faremos para que sejamos uma só comunidade académica, comprometidos com a Universidade a que chamamos Casa, todos nós a lutar por um Ensino Superior mais justo, mais acessível, mais digno.
Os jovens de hoje são os Homens e Mulheres de amanhã. Falar de Juventude, significa voltarmo-nos para o futuro. Mas nós não tememos o futuro, porque acreditamos no caminhar da história.
E, portanto, o meu pedido é só um: Sejamos realistas, exigemos o impossível"
Discurso da Tomada de Posse de Gonçalo Osório de Castro