top of page

Ser Cristão e menosprezar o outro é como ser vegetariano e comer carne

A vida cristã está-me no sangue, nasci numa família católica, pratico os valores e os ritos desde que me conheço. Tento viver como acredito ser, a vontade de Deus. A analogia do relógio e do relojoeiro (Mundo e seu criador, Deus respetivamente) encaixa bem no que acredito. Enquanto católica e mulher que sou, o relojoeiro fez-me peça específica do seu relógio. Pergunto hoje qual será a missão dessa peça para que o relógio funcione mas passa por escrever este texto.


As certezas são minhas, a elas cheguei com o Dom da Fé e não as devo, nem quero, impor a ninguém. O facto de ser católica não me torna a mim nem a ninguém dona de uma razão- É a minha razão . Apesar de sentir que este é o Caminho não tenho o direito de o impor a ninguém. O que pretendo é que a tentem compreender, e que possivelmente o meu pensamento vos faça questionar. Vale o que vale. A minha vivência como cristã não me dá o direito de impor os meus ideais.


O que a igreja sempre me ensina é “ Ser grande vê-se nas mais pequeninas coisas”, na humildade e na simplicidade. Aquilo que Deus diz, é que devemos amar o próximo, tal como irmãos, sobretudo amar aqueles que nos querem mal, aqueles que não amam, não adoram e aqueles que são marginalizados. Ou seja, amar todos, porque o fácil está em amar quem nos ama, quem nos faz feliz e quem admiramos. O difícil está em amar quem é e pensa de forma diferente da nossa.


“ Ser grande vê-se nas mais pequeninas coisas”

Ser Cristão e menosprezar o outro é como ser vegetariano e comer carne, Deus ama desmedidamente todo e qualquer ser humano.


O que é que torna tão difícil aceitar e amar, na mesma medida, um homossexual? O desejo de um eu para si próprio e para os que o rodeiam não é necessariamente o melhor para os outros. Aqui está a soberba de não saber aceitar aquilo que desconhecemos. O difícil está em saber aceitar quem não cabe no formato dos nossos pensamentos. Não se escolhe nascer homossexual, nasce-se assim. Não temos o direito de fazer um julgamento sobre se é certo ou se é errado, o que é certo para ti pode não ser certo para os outros. Aceitar e amar o próximo é uma virtude e sobretudo um dever acrescido se se tratar de um Cristão.


Deus pede aos jovens desafios difíceis, cada um com a sua missão e forma de ver o mundo, eu própria tento todos os dias descobrir a minha. O difícil está em perceber que não vivemos sozinhos, há mais mundo para além deste pequeno canto à beira mar plantado. Se fosse fácil não teria valor, porque amar quem nos ama não nos torna necessariamente melhores. Ama quem não te ama, quem não tem por onde ir e quem menos compreendes. Na dificuldade se vêem os verdadeiros Homens.


Luisa Silva Agapito

Estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

1.483 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page