Presidente da AAUL discursa na Abertura do Ano Académico
- Associação Académica da Universidade de Lisboa
- 1 de out.
- 1 min de leitura
O Presidente da Direção-Geral da AAUL e Conselheiro Geral da Universidade, Gonçalo Osório de Castro, discursou, enquanto representante dos estudantes, na Abertura do Ano Académico.
10 anos após o último Presidente da Associação ter subido ao mesmo púlpito, Gonçalo Osório de Castro aproveitou a oportunidade para pontuar as várias dificuldades que o sistema de Ensino Superior enfrenta, ao mesmo tempo que deixou uma mensagem de esperança aos novos alunos da Universidade.

Na cerimónia onde marcaram presença vários autoridades políticas, judiciais e religiosas, o líder máximo da estrutura acusou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação de uma "secundarização do papel estudantil" e de "aversão à mudança". As críticas que fez ao RJIES foram aplaudidas pela comunidade estudantil que marcava presença na Aula Magna da Universidade.
Adicionalmente, Osório de Castro apelou a uma comunidade académica mais coesa, dizendo que os estudantes são "uma só comunidade académica, que quer uma Universidade que seja mais do que um conjunto de escolas. Uma só comunidade académica, a que chamamos Casa. Uma só comunidade, onde todos nós lutamos por um Ensino Superior mais justo, mais acessível, mais digno."
Comentários