top of page

Pensamentos de uma pré-caloira sobre o futuro


Vítor Hugo uma vez disse “Quem abre uma escola fecha uma prisão” e eu não pude deixar de começar assim estas poucas linhas. Penso que, no momento específico que vivemos, não se podia adequar mais.


A pandemia tem feito com que todos sintamos um pouco o que é uma vida com menos liberdades, o confinamento tem feito com que todos nos sintamos um pouco presos.


No meio de tudo isto, que lugar tem a Educação? Como é possível aprender através de um ecrã, num mundo que vemos, aos poucos, desabar, em meio a uma crise sanitária, económica, política, mas, acima de tudo, humana?


Quero arriscar que a escola, o conhecimento, a Educação têm sido o que tudo salva: para além do óbvio (podemos sair de casa para ir à escola), há outros aspetos que gostaria de realçar. A vacina, a logística, as restrições, as medidas de segurança, a notícias, a total reinvenção do comércio, das plataformas, do trabalho vieram mostrar que há muito mais a valorizar do que poderíamos pensar à primeira vista. A Biologia, o Direito, a Engenharia Informática são áreas que nos assolam quase automaticamente, mas que não devem retirar o espaço às outras, que também tão importantes se revelaram neste período que vivemos: a História, a Psicologia, as Artes (quem mais acabou umas quantas séries ou visitou virtualmente uns museus?). Tudo isto foi (e é) necessário no contexto que (ainda) vivemos.


A Educação é, portanto, um fator crucial porque, para além de tudo o que foi dito, atravessamos momentos conturbados, momentos de verdadeiro perigo iminente, extremo. A História ensina a Humanidade que são estes os momentos-chave, determinantes. As restrições de direitos que têm a todos sido impostas, a emergência de radicalismos e movimentos extremados é algo que, mais que nunca, nos deve deixar alerta.


Qual é, portanto, o papel das instituições de ensino? Para além de procurarem vacinas e desenvolverem plataformas de comunicação, são fundamentais porque incutem (ou deviam incutir) valores, abrir mentes, potenciar, acima de tudo, o Espírito Crítico, ensinar a Pensar (que, sim, necessita de maiúscula).


Gostava de, no próximo ano letivo, ingressar em Estudos Clássicos, na FLUL. Como relaciono tudo isto? De que forma estudar Latim e Literatura Antiga contribui para o desenvolvimento do Espírito Crítico, para o progresso civilizacional, para a Política? Na verdade, é algo bastante simples. Estudarei História, as raízes da cultura Europeia, Línguas, Arte. Conhecer o berço da civilização Ocidental pode muito acrescentar e é, de facto, um enorme auxílio na compreensão do mundo em que estamos inseridos. A forma de nos comunicarmos, os nossos mecanismos linguísticos, a nossa forma de produzir Arte, o percurso geo-político que trilhámos, a nossa matriz cultural, as nossas tradições continuam a desempenhar um papel determinante na Sociedade.


Apesar de parecer um paradoxo, uma das melhores e mais eficazes formas de nos mantermos a par da atualidade é saber História. É constantemente procurar mais. Quero ser uma cidadã que sabe o que acontece neste país, na Europa, no Mundo. Não me quero deixar enganar por lobbys convidativos ou por ideologias que soam bem.


Assim, a Educação é fulcral. Ler é fulcral. Estudar é fulcral. Estar informado é fulcral.


Há pouco menos de 50 anos, os nossos avós saíram à rua reclamando para o nosso país a Democracia. Tinham algo a dizer. Hoje, muitos de nós deitam isto fora. As nossas taxas de abstenção são, verdadeiramente, vergonhosas. E, dentro de uns dias, realizam-se novas eleições. Não as tomemos como algo garantido. Façamo-nos ouvir, ponhamos em prática as nossas ideias e valores. Exerçamos um direito que tanto custou conquistar.


Já dizia Vítor Hugo “Quem abre uma escola fecha uma prisão”.

Fechemos todas.



Lia Gualdino Alves




802 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page