top of page

Os novos Órgãos Sociais da AAUL tomaram posse

(Fotografias de João Belchior)

Os novos membros da AAUL tomaram posse na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa no passado dia 20 de junho

No passado dia 20 de junho ocorreu na Reitoria da Universidade de Lisboa a Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da AAUL para o mandato de 2023/2024.


A cerimónia contou com a presença do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, a Administração dos Serviços de Ação Social, membros da equipa Reitoral e dos órgãos universitários, o Presidente do Conselho Nacional de Juventude, o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, representantes da Câmara Municipal de Lisboa, de vários partidos e juventudes partidárias, Associações e Federações Académicas nacionais, Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa, antigos Presidentes e dirigentes da AAUL, entre outros.


A sessão contou com a atuação da TUBA - Tuna Universitária da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.


A Tuna Académica da Faculdade de Belas-Artes recebeu os nossos convidados no Átriu dos Passos Perdidos da Reitoria

Após a atuação da Tuna a cerimónia prosseguiu para a Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa.



Tomada de Posse dos Órgãos-Sociais da AAUL

O Presidente de Mesa da Assembleia Magna cessante, Miguel Dias Cardoso, deu ínicio à cerimónia chamando para intervir o Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira. O Reitor parabenizou todo o trabalho desenvolvido pela AAUL ao longo dos últimos mandatos e reforçou a importância fundamental que a estrutura assumiu ao longo do último ano letivo para a construção de uma Universidade de Lisboa mais coesa e evoluída. Luís Ferreira reforçou a importância da presença de vários dirigentes associativos da ULisboa e apelou ao reforço do trabalho conjunto entre todos elementos da Academia. Por último, parabenizou todos os novos eleitos da AAUL e fez votos de um ótimo mandato a todos.



Intervenção de Luís Ferreira | Reitor da Universidade de Lisboa

De seguida Miguel Cardoso tomou a palavra e discursou pela última vez enquanto Presidente de Mesa da AAUL. Miguel Cardoso teve um percurso ao longo de vários mandatos na estrutura da AAUL, primeiro enquanto Coordenador da Comunicação, Vogal do Apoio e Coesão Estudantil e por último Tesoureiro da Direção-Geral do mandato de 2022-2023 antes de assumir a presidência da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral da AAUL. Miguel Cardoso é alumni do Instituto Superior Técnico, estudante de Mestrado no ISEG e assume ainda o cargo de Senador da Universidade de Lisboa e membro da Comissão de Assuntos Estudantis e Pedagógicos.


O Presidente de Mesa cessante cumprimentou todos os presentes e deixou várias mensagens de felicidades a todos os novos eleitos da estrutura, reforçando ainda a evolução da AAUL ao longo dos últimos mandatos no sentido de afirmar a estrutura na comunidade académica. Miguel Cardoso despediu-se de todos e desejou votos de bom mandato ao seu sucessor, Marco Assunção.



Intervenção de Miguel Dias Cardoso | Presidente da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral cessante

De seguida tomou posse Marco Assunção como Presidente da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral da AAUL. Marco Assunção é estudante de Mestrado no Instituto de Educação, membro do Conselho Pedagógico da sua Escola, Presidente da Associação Nacional de Estudantes de Ciências da Educação, antigo Vice-Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação e membro do Conselho de Garantia de Qualidade da Universidade de Lisboa. Marco Assunção iniciou o seu percurso na AAUL primeiro enquanto Conselheiro Geral em representação do Instituto de Educação e posteriormente Presidente do Conselho Fiscal da AAUL.


O novo Presidente da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral elencou no seu discurso de Tomada de Posse o caminho de resistência que a AAUL teve nos últimos anos e de constante evolução e consolidação da mesma na Universidade de Lisboa. Marco Assunção apelou ao diálogo concertado entre os vários Órgãos-Sociais da AAUL para conseguir afirmar plenamente a estrutura e potenciar o trabalho da Direção-Geral eleita.


Intervenção de Marco Assunção | Presidente da Mesa da Assembleia Magna e Conselho Geral da AAUL

Marco Assunção deu seguimento à cerimónia com a Tomada de Posse dos novos membros da AAUL. Tomaram posse os membros da Mesa da Assembleia Magna, Conselho Fiscal e Direção-Geral da AAUL.


Por último tomou posse Diogo Ferreira Leite que renovou o seu mandato enquanto Presidente da Direção-Geral da AAUL. Diogo Ferreira Leite iniciou o seu percurso enquanto Vogal do Apoio e Coesão Estudantil, mais tarde assumiu uma Vice-Presidência antes de assumir a Presidência da Direção-Geral da AAUL desde junho de 2023. Diogo Ferreira Leite é também membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa e membro da Comissão de Auto-Avaliação da Universidade de Lisboa.


Intervenção de Diogo Ferreira Leite | Presidente da Direção-Geral da AAUL

Diogo Ferreira Leite elencou na sua intervenção a necessidade de reforçar as ligações entre todas as Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa e a necessidade de todos os elementos da Academia trabalharem em conjunto na elevação da Universidade de Lisboa como um todo.


"A Associação Académica da maior Universidade do país, em conjunto com a Universidade, com todas as Associações de Estudantes e também com os nossos parceiros no movimento associativo nacional, deve procurar estar na vanguarda destas e muitas outras discussões. 

Deixemos a nossa marca neste progresso. Unindo onde outrora estivemos separados. No contexto atual estarmos separados é estarmos fracos, é estarmos permieaveis é desisitirmos.

E que a força deste progresso seja a da União entre os estudantes, para Juntos legarmos aos vindouros uma Academia e um páis mais fortes. Pela força das ideias e a bondade dos motivos os estudantes escreveram as páginas da história deste país. E pela força das ideias e a bondade dos motivos os estudantes vão estar na linha da frente na construção de um Portugal com Direito ao Futuro."


O Presidente da Mesa da Assembleia Magna encerrou a cerimónia e convidou todos os presentes para um momento de convívio entre os vários convidados presentes.



Nova Direção-Geral da AAUL

76 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page