A AAUL celebrou o seu 18º Aniversário
- Associação Académica da Universidade de Lisboa
- 18 de abr.
- 4 min de leitura
A Sessão Solene de Aniversário ocorreu no passado dia 04 de maio na Reitoria da Universidade de Lisboa.

A cerimónia reuniu diversas personalidades da vida política local e nacional, bem como representantes estudantis de várias Associações de Estudantes, Órgãos Universitários, Organizações-Membro do Conselho Nacional da Juventude, assim como antigos dirigentes e Presidentes da AAUL.
A Sessão Solene foi conduzida pela Diretora dos Recursos Humanos da AAUL, Diana Manuel, que, na sua intervenção, destacou a relevância da estrutura na defesa dos direitos dos estudantes da Universidade de Lisboa, sublinhando o trabalho desenvolvido pelos dirigentes ao longo dos últimos anos.
A cerimónia contou, num primeiro momento, com uma atuação da IGOTUNA – Tuna Académica do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território –, que encantou os presentes com uma magnífica atuação.

Diana Manuel deu continuidade à Sessão, convidando os diversos oradores a intervir.
Em representação do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, o Vice-Reitor Luís Castro felicitou a AAUL pelo trabalho realizado ao longo dos últimos 18 anos, em articulação com as várias Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa. Aproveitou ainda para sublinhar o esforço desenvolvido pela Reitoria nos últimos anos no sentido de responder a algumas das principais problemáticas identificadas no Ensino Superior em Portugal.

Seguidamente, interveio Miguel Cardoso, Vogal do Conselho Nacional de Juventude e antigo Presidente da Mesa da AAUL, que destacou a importância da participação ativa dos jovens nos processos de decisão e a relevância das estruturas representativas estudantis na construção de políticas públicas mais inclusivas.

Deu-se continuidade à cerimónia com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que enalteceu o papel da academia na vida da cidade e reforçou o compromisso do município com o apoio às iniciativas estudantis e à promoção de políticas que favoreçam a juventude e o conhecimento.

Este ano, a celebração contou com uma novidade significativa: a introdução da entrega de prémios de reconhecimento institucional, destacando o mérito e o contributo de entidades que se têm distinguido no universo académico da Universidade de Lisboa. Foram atribuídos dois galardões: o Prémio Aurora Rodrigues, destinado a entidades individuais, e o Prémio Bruno Carapinha, destinado a entidades coletivas.
Aurora Rodrigues foi representante estudantil durante o Estado Novo, tendo sido presa e torturada pelas forças do regime. O seu sacrifício é uma inspiração para as novas gerações de representantes estudantis. Este prémio destina-se a reconhecer personalidades que se tenham destacado pelo seu contributo na defesa dos estudantes da Universidade.

O Prémio Aurora Rodrigues foi entregue por Marco Assunção, Presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAUL, e por Alice Nobre, Presidente do Conselho Fiscal da AAUL. Os vencedores desta distinção foram: Eric Habibo, Rúben Felizardo, Isa Góis, Miguel Afonso, J. Afonso Garcia e Miguel Cardoso pelo seu empenho, dedicação e contributo relevante para o movimento estudantil e para a vida académica da Universidade de Lisboa.


Foi igualmente distinguido o Presidente da AAUL, Diogo Ferreira Leite, em reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do seu mandato.

Bruno Carapinha foi dirigente estudantil da Universidade nos anos 90 e início dos anos 2000, tendo sido um dos principais proponentes da fundação da AAUL. Este prémio visa homenagear estruturas e entidades coletivas da Academia ou da sociedade civil que se tenham destacado pelo seu contributo positivo na defesa dos interesses dos estudantes da Universidade de Lisboa e na elevação da missão da AAAL.

O Prémio Bruno Carapinha foi entregue por Gonçalo Castro, Vice-Presidente da Gestão e Planeamentol da AAUL, e por Adriana Alvim, Vogal das Secções Autónomas da AAUL. A entidade vencedora foi a Erasmus Student Network (ESN) Lisboa, em reconhecimento pelo trabalho exemplar desenvolvido na promoção da integração de estudantes internacionais, na dinamização de iniciativas culturais e sociais e pelo forte impacto positivo gerado na comunidade académica.

De seguida, tomou a palavra Tomás Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade que destacou a relevância da colaboração entre as instituições locais e a comunidade académica, reconhecendo o papel da AAUL na dinamização do território e na promoção da cidadania ativa junto dos jovens.

O último discurso da cerimónia foi de Diogo Ferreira Leite, Presidente da Direção-Geral da AAUL, que agradeceu a presença de todos, reconheceu o trabalho desenvolvido pelas direções anteriores e reforçou o compromisso da Associação com a defesa intransigente dos direitos dos estudantes da Universidade de Lisboa.

A cerimônia foi encerrada pelo Presidente da Mesa da AAUL, Marco Assunção, que agradeceu a todos os presentes na Sessão Solene.

Comments