
Valorização das tradições académicas
Valorização das tradições académicas
A Universidade de Lisboa enquanto herdeira das Universidades Clássica e Técnica é a maior instituição de Ensino Superior portuguesa, que tem na sua génese um conjunto de usos e costumes estudantis socialmente reconhecidos como expressão identitária da cultura e património histórico dos estudantes. Promover o perpetuar de conceitos experiências e praticas entre as gerações, devem ser encarados como fundamentais para a identidade comunitária, sua legitimação e distinção. Ao fomentar um contato mais próximo dos estudantes com a sociedade em que se inserem, acreditamos que conseguimos formar uma comunidade estudantil ativa e preocupada.
Porque as tradições e cultura académica deve ser inclusiva e envolvente, promoveremos políticas de acessibilidade e participação alargada de públicos e a sua ligação às Tunas Académicas, Núcleos de Praxes, e à cidade. Porque a cultura é viva, a Direção-Geral propõe promover a fruição ativa do património cultural através do desenvolvimento alargado do princípio da experiência. Uma Academia que acredita na força simbólica e no potencial humano da experienciação da cultura é um país que permite a cada indivíduo sentir-se especialmente conectado com a sua herança cultural. Neste sentido, propomos a implementação das seguintes medidas:
1) Fomentar a utilização do traje por parte dos estudantes da academia;
2) Incentivar a realização de atividades de promoção da cultura académica;
3) Aproximação aos agentes culturais da cidade de Lisboa, Oeiras e Loures, de forma a promover a cultura aos estudantes da nossa academia;
4) Promover a tradição académica secular da ULisboa.