Mensagem da MoviJovem no âmbito do 14.º Aniversário da AAUL


Na comemoração do 14.º Aniversário da Associação Académica da Universidade de Lisboa, importa destacar o trabalho de representação e reivindicação que tem sido feito por esta organização, ao serviço dos estudantes desta academia plural, espalhada por toda a Área Metropolitana de Lisboa.


Em 2021, na altura em que assinalamos este aniversário, a importância do associativismo juvenil e estudantil tem sido permanentemente reforçada e notada. Mais do que nunca, os estudantes precisam das associações, e dos seus bons dirigentes, para verem efetivados os seus direitos e garantias, nomeadamente o acesso à educação numa situação de igualdade, direito este que se viu condicionado face às várias dificuldades sentidas ao longo dos últimos meses, marcados por alterações profundas nas habituais dinâmicas de ensino e investigação. Não somos alheios a essas dificuldades, que procurámos também combater através do reforço da nossa participação no PNAES, ao disponibilizar alojamento na Rede Nacional de Pousadas de Juventude, da qual somos a entidade gestora, tendo aumentado o número de camas disponível para os alunos das Instituições de Ensino Superior em todo o país.

Cerimónia de Assinatura do Protocolo de Cooperação entre a AAUL e a MOVIJOVEM

A Movijovem, parceira da AAUL na dinamização do Cartão Jovem Académico, tem sido testemunha do trabalho que tem sido feito para criar mais e melhores condições para os estudantes da Universidade de Lisboa. Na recente adesão ao Cartão Jovem, a AAUL carimbou também a ligação dos estudantes a um dos maiores programas de políticas públicas de juventude em Portugal, que garante o acesso a milhares de oportunidades e vantagens em mais de 30 países europeus.


É exatamente esse empenho e dedicação que importa felicitar hoje - porque uma instituição é maior quanto maior contributo tiver na vida de cada um dos elementos que representa.


Da nossa parte, podem continuar a contar com um apoio entusiástico às vossas iniciativas, e a disponibilidade para, através das Pousadas de Juventude, do Cartão Jovem ou do Passe Intra_Rail, podermos contribuir para a mobilidade dos estudantes representados pela AAUL.


Muitos parabéns!


Nuno Coelho Chaves

Presidente da Direção da Movijovem

64 visualizações