top of page

A AAUL celebrou o seu 17º Aniversário

A Sessão Solene de Aniversário ocorreu no passado dia 11 de abril no Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa.


A cerimónia contou com a presença de inúmeras personalidades da vida política local e nacional, assim como dirigentes estudantis de várias Associações de Estudantes, Órgãos Universitários, Organizações-Membro do Conselho Nacional da Juventude e antigos dirigentes e Presidentes da AAUL.


A Sessão Solene foi conduzida pela Secretária-Geral da Direção-Geral da AAUL Maria Inês de Oliveira Neves que na sua intervenção relembrou a importância da estrutura na defesa dos estudantes da Universidade de Lisboa e o trabalho desenvolvidos pelos dirigentes nos últimos anos. Maria Inês Neves convidou a Vicentuna - Tuna Académica da Faculdade de Ciências que brindou todos os presentes com uma maravilhosa atuação.


Sessão Solene de Aniversário da AAUL

Maria Inês Oliveira Neves deu seguimento à Sessão convidando os vários oradores para tomarem a palavra.

O Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, em representação do Magnífico Reitor da Universidade de Lisboa, parabenizou todo o trabalho desenvolvido pela AAUL nos últimos 17 anos em conjunto com as várias Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa. Destacou também todo o trabalho desenvolvido pela Reitoria da Universidade de Lisboa nos últimos anos para colmatar algumas das problemáticas evidenciadas no Ensino Superior português. 


Intervenção de Luís Castro | Vice-Reitor da Universidade de Lisboa

De seguida falou o Sócio-Honorário da AAUL, António Sampaio da Nóvoa, que aproveitou a sua intervenção para falar sobre a necessidade de afirmação da Universidade de Lisboa no Ensino Superior português. Referiu todo o trabalho conduzido desde o processo da fusão que fez nascer a ULisboa como a conhecemos hoje e a necessidade de “colocar os estudantes primeiro” em todos os processos de tomada de decisão da vida da Universidade.


Intervenção de António Sampaio da Nóvoa | Associado Honorário da AAUL

Deu-se continuidade à cerimónia com o discurso da Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, a Dra. Filipa Roseta, que agradeceu todos os contributos da AAUL ao longo dos últimos anos na construção da Cidade de Lisboa, destacando os contributos da estrutura da Carta Municipal da Habitação. Filipa Roseta referiu alguns dos projetos elaborados pela Câmara Municipal para colmatar as dificuldades no acesso por parte dos estudantes de Lisboa ao alojamento a preços acessíveis.


A Vereadora terminou a sua intervenção destacando a disponibilidade do executivo da Câmara para trabalhar em conjunto com a AAUL e todas as Associações de Estudantes para ajudar a construir e a elevar “a melhor cidade da Europa, do Mundo e do Universo”. 


Intervenção de Filipa Roseta | Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa

A Tesoureira da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, Clara Palma, tomou a palavra. Clara Palma referiu a importância histórica da AAUL e das várias Associações de Estudantes na luta e reivindicação dos interesses dos jovens portugueses ao longo das décadas. A Tesoureira da AAFDL destacou a sua experiência enquanto Vice-Presidente da Política Educativa da AAUL e os contributos positivos que a estrutura conseguiu dar ao longo do último ano. Clara Palma terminou por realçar os profundos laços de proximidade entre a AAFDL e a AAUL referindo o compromisso em dar continuidade à cooperação entre as duas estruturas.


Intervenção de Clara Palma | Tesoureira da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa

O Presidente da Direção-Geral da AAUL, Diogo Ferreira Leite, deu continuidade à cerimônia destacando todo o trabalho desenvolvido pela estrutura nos últimos anos e salientou aquela que considera a maior “conquista” dos últimos mandatos da AAUL - “Aqueles que acompanharam a história recente desta casa, sabem que muitos foram os feitos e vitórias. Mas no meu entender a maior conquista do nosso trabalho foi o nosso orgulho. A AAUL reconquistou o seu orgulho.” - exclamou Diogo Ferreira Leite.


Intervenção de Diogo Ferreira Leite | Presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa

Diogo Ferreira aproveitou o seu discurso para salientar o papel decisivo de todas as Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa na valorização da vida académica na Universidade - “A comunidade estudantil da nossa grande Academia só pode ser bem representada e os seus interesses bem defendidos se as várias Associações de Estudantes também mantiveram a sua autonomia para dar a resposta personalizada que cada Escola precisa. Neste campo sabemos que ainda há muito por fazer, mas hoje e amanhã a AAUL irá escolher sempre a exigência do diálogo ao conforto da facção. Porque a força das Associações de Estudantes e a força da AAUL. E a força da AAUL é a força das Associações de Estudantes.” - referiu Diogo Ferreira Leite.


A cerimônia foi encerrada pelo Presidente do Conselho Fiscal da AAUL, Marco Assunção, que agradeceu a todos os presentes na Sessão Solene. 


Sessão Solene de Aniversário da AAUL



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page