O que são os Estados Gerais?

A Associação Académica da Universidade de Lisboa (AAUL) promove, nos próximos dias 20 e 21 de março, entre as 10 e as 17 horas, a VI edição dos Estados Gerais da Universidade de Lisboa, pela primeira vez num formato integralmente online.

Os Estados Gerais constituem uma plataforma de reflexão com vista a aproximar a comunidade académica da Universidade de Lisboa. No âmbito da realidade interna da nossa Universidade, a comunidade académica tem oportunidade de refletir sobre a organização interna da mesma e o correto funcionamento dos seus órgãos junto dos mais notáveis académicos da nossa Universidade e dos seus dirigentes. Uma plataforma que aproxima também a Universidade de Lisboa, centro de investigação e conhecimento, à sociedade civil e aos notáveis que a compõem promovendo o pluralismo e o espírito democrático inerente à nossa sociedade e à nossa classe estudantil.

A iniciativa contará, por um lado, com Painéis de Discussão – que juntarão Estudantes, Professores, Investigadores, Governantes, Autarcas, Dirigentes da Administração Pública – e por outro com Workshops Temáticos, que convidam à reflexão, em grupos pequenos, dos problemas da Universidade e do Ensino Superior em geral, e ao desenho de soluções para os ultrapassar.

Os Painéis de Discussão serão 4: “Ensino Superior: Novos desafios, velhos problemas”; “Segurança Universitária”; “O papel da liderança como motor de galvanização do Ensino: o caso da Universidade de Lisboa” e “ULisboa: um contributo para a sociedade”.

Entre os Workshops Temáticos, dinamizados por membros da AAUL, estão “Ação Social e Alojamento Estudantil”, “Movimentos Estudantis e Tradições Académicas”, “Desporto e Saúde” e “Ação Climática e Transição Digital”.

Assim, convidamos TODOS – estudantes, docentes, investigadores, pessoal técnico auxiliar, comunidade em geral – a participar nesta edição dos Estados Gerais que a todos dizem. Será uma oportunidade para aprofundaras relações entre a Comunidade Académica, sobretudo num tempo em que a distância impera.

Painéis
Grupos de Trabalho