
Estados Gerais
Os Estados Gerais constituem uma plataforma de reflexão e de discussão criada para aproximar a comunidade académica da Universidade de Lisboa assente numa realidade plural e rica em diversidade.
Ao longo dos últimos anos, e já com 5 edições realizadas, os Estados Gerais da AAUL reúnem em mesas de debate e de conferência personalidades da nossa sociedade e da nossa academia como o objetivo de abordar temas da atualidade do Ensino Superior em Portugal.
Promovendo a discussão aberta e o debate os estudantes da Universidade de Lisboa assumem um papel participativo e motriz na realização dos Estados Gerais. São os estudantes que constituem, em grande parte, a massa crítica às questões que se levantam nos nossos dias.
Os Estados Gerais assumem também uma grande importância no que respeita à realidade interna da nossa Universidade. Junto dos mais notáveis académicos da nossa Universidade e dos seus dirigentes a comunidade académica tem oportunidade de refletir sobre a organização interna da mesma e o correto funcionamento dos seus órgãos.
Estamos perante uma plataforma que aproxima a Universidade de Lisboa, centro de investigação e conhecimento, à sociedade civil e aos notáveis que a compõem. Uma plataforma que permite o pluralismo de ideias e que, de forma estratégica, preconiza o espírito democrática inerente à nossa classe, à nossa sociedade, à nossa civilização.